sexta-feira, 9 de outubro de 2009



ANA SUELY MAIA DE OLIVEIRA
APRESENTAÇÃO



Suely, mulher de todas as lutas do povo!





Suely, mulher reconhecida por sua incansável luta em defesa das minorias, dos excluídos e dos injustiçados, tem dedicado toda a sua vida à luta por justiça social, democracia e liberdade.Auditora Fiscal da SEFA, com base política no movimento sindical, Suely foi vice-presidente da CUT/PA. Dirigiu, por vários anos, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência e Saúde - SINPREVS. Foi Presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual - SINDITAF e dirigente da Federação Nacional do Fisco FENAFISCO.
A sua atuação política faz-se presente no campo e na cidade. Na gestão do Governo do Povo de Belém, Suely foi eleita Conselheira do Orçamento Participativo - OP, nos anos de 97,98 e 2000, sendo a mais votada de Belém. Na luta dos trabalhadores rurais, por reforma agrária, Suely defende a bandeira de luta da FETRAF - Federação de Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar. Nos anos 90, Suely militou no MST, movimento com o qual mantém ralação até os dias de hoje.Lutadora por melhoria no âmbito da Reforma Urbana e moradia digna, Suely é coordenadora licenciada do Fórum Paraense em Defesa da Moradia. Militante histórica do PT, foi a primeira mulher, na história, a presidir o Diretório Municipal do partido por dois mandatos.
Eleita vereadora pelo PT em 2000, atuando no parlamento de forma combativa e sempre em favor dos que mais precisam, em 2005 Suely foi reconduzida pelo povo à Câmara Municipal de Belém.Em 2006, Suely disputou uma vaga à Câmara Federal. A militância do Pará lhe garantiu um saldo político de 51.000 mil votos, que ajudaram na vitória da chapa encabeçada por Ana Júlia ao governo do Pará, quando o povo decidiu conduzir, pela primeira, vez uma mulher ao comando do Governo Estadual. Por sua reconhecida trajetória de luta, Suely foi convidada pela já então governadora Ana Júlia, a assumir um cargo de primeiro escalão do Estado, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional - SEDURB.Que pese o status e importância da nova tarefa no governo, Suely nunca esqueceu suas origens. Lutadora do povo, mantém-se mais do que nunca fiel ao compromisso com os princípios socialistas que norteiam o PT e a DS, condição que reafirma e ratifica sua história de luta, identidade e capilaridade nos movimentos sociais.
Suely está entre os poucos ainda capazes de falar e empolgar as massas. De comprovada densidade eleitoral, Suely reúne as condições para representar um projeto socialista e coletivo, que avance em direção à radicalização da democracia como alternativa ao modelo conservador de se fazer política que orienta as ações parlamentares e cria obstáculos à participação popular nos rumos do Governo.
Enfim, não é possível contar a história da luta contra a opressão, a exploração, a injustiça e o autoritarismo, travada por muitos homens e mulheres do Pará, sem destacar a presença marcante de Suely, uma autêntica lutadora do povo!É por sua inegável capacidade de articulação política e organização das lutas das trabalhadoras e trabalhadores de todo o Estado e, particularmente, do município de Belém, que a militância do PT está apresentando o nome da companheira Suely para ser reconduzida à presidência do PT-Belém.

0 comentários: