Biografia de Fernando, companheiro de luta em Conceição do Araguaia

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fernando de Paiva Gomes é filho de um petista aguerrido, José Batista Gomes, conhecido como “Batista do Basa”. Nascido em Goiânia em 08 de novembro de 1974. Casado com Cecilia Villela Amaral e tem 2 filhos, Laura e Felipe.
Passou a vida inteira residindo no Norte do País. Em Xapuri, município pequeno do Estado do Acre, no inicio da década de 80, viu seu pai começar as primeiras discussões do recém criado Partido dos Trabalhadores. Naquele lugar havia um Sindicato de Trabalhadores forte e lutador, e dentre os sindicalistas estava Chico Mendes, amigo de seu pai. Iniciou seus estudos em Ji-Paraná, Estado de Rondonia, depois, em virtude da transferência do pai bancário para o Estado do Pará, conheceu a melhor cidade do País: Conceição do Araguaia, lugar das “lindas praias”(trecho da música de Osiel santos).
Estudou, como muitos conceicionenses, na Fundação Bradesco, e se viu obrigado a ir para Goiânia iniciar o 2º grau. Na capital de Goiás, participou em 1992 do movimento dos “caras pintadas” a favor do impeachment do Fernando Collor de Melo. Também participou de Centro acadêmico ligado ao PCdoB e ao PT. Foi aprovado no concurso do Banco da Amazônia SA em 1997, trabalhando na agência de Conceição do Araguaia até 2004. Foi um dos maiores analistas de projetos do Pronaf do Sul do Pará, beneficiando mais de 4000 famílias da região. Graduou-se em Direito pela Fundação e Universidade de Tocantins, saindo do BASA para advogar em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Sindicatos de Trabalhadores Rurais. É advogado militante nas causas sociais, de pensamento socialista, de defesa de trabalhadores e trabalhadoras. Especialista em Direito e Processo do Trabalho, teve como tese o combate ao trabalho escravo. É filiado ao PT há mais de 10 anos.
O grande responsável por sua filiação foi o companheiro e amigo Olinto Domingos Vieira, conhecido apenas como “semente”. Foi aprovado nos concursos Tribunal de Justiça do Pará, como escrevente, em 2001; Banco da Amazônia SA, como advogado, em 2007; Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, como técnico do judiciário, em 2007; passou por algumas fases de concursos para Juiz do Trabalho; aprovado como assessor jurídico no concurso realizado pelo Município de Conceição do Araguaia em 2005. Foi assessor Jurídico da Secretaria de Saúde, na gestão de Domingas Alves de Sousa.
Trabalhou como Secretário de Infra-estrutura e Obras em 2008, onde realizou inúmeros benefícios a comunidade do campo e da cidade, como por exemplo a praça da esperança localizada próxima a rodociária, tendo como custo aproximadamente R$ 10.000,00; iniciou as obras de bloqueteamento na Benedito Rocha (parte integrante da conhecida “baixa da égua”); recuperação e construção de estradas, bueiros e pontes. Nas duas últimas eleições municipais (2004 e 2008), advogou para o partido gratuitamente. Foram as grandes eleições vitoriosas do PT, confirmando Alvaro Brito Xavier como um dos grandes lideres do Partido e um dos maiores administradores municipais do Estado do Pará. Também teve participação decisiva nas eleições da Câmara Municipal em 2007, elegendo como presidente Itamar Machado Mendes, conhecido carinhosamente como “Cotão”, também um dos grandes lideres do partido. Desde janeiro de 2009 exerce a função de Procurador Jurídico do Município.

0 comentários: