CARTA ABERTA DO CANDIDATO JONES

quarta-feira, 21 de outubro de 2009


Companheiras e companheiros do Partido dos Trabalhadores,
Sou candidato a presidente municipal do PT, em nome do movimento Mensagem ao Partido.



Temos uma grande tarefa pela frente: eleger nossa companheira Dilma Presidente da República! Entendemos que essa tarefa interligada à eleição de uma grande bancada parlamentar do Estado do Pará, à reeleição da nossa Governadora Ana Júlia, à construção de uma política de alianças nucleada pelas forças de esquerda, à mobilização dos movimentos sociais. Sobretudo, entendemos que essa grande missão só acontecerá se estivermos estreitamente ligados às esperanças do povo tucuruiense em ganhar as eleições em nosso município. Nosso presidente Lula, junto com a Governadora Ana Júlia, que representam esse projeto e temos certeza que estaremos juntos, democraticamente, participando desse grande projeto chamado PT, chamado Tucuruí, chamado socialismo.
Defendo uma revolução democrática em nosso município, com a realização de grandes transformações, construindo uma nova ordem no diretório municipal, garantindo os direitos às mulheres, negros, liberdade de orientação sexual, reconhecimentos dos direitos das comunidades indígenas, espaço e liberdade para a juventude, respeito e solidariedade entre gerações.
Sabemos que é preciso avançar mais: Na democracia, com a participação dos movimentos sociais;

Na luta pela igualdade, em especial nossos irmãos e irmãs tucuruienses Cabe ao presidente do PT de Tucuruí construir, junto com o diretório municipal, um papel programático para o nosso partido. O papel de construir diálogos e direção para as grandes disputas que transcorrem no município e no governo a partir de posições bem definidas. Ao PT cabe construir-se para dirigir suas conquistas institucionais e influir politicamente nos grandes temas municipais, junto com as lutas sociais e os grandes movimentos democráticos da sociedade tucuruiense. Cabe discutir e construir posições com os nossos companheiros da bancada de vereadores do PT e nos movimentos sociais, com autonomia e com posições claras.
Nossa bancada de vereadores precisa dessa referência construtiva, de diálogo e de atuação conjunta com a direção partidária. Nosso grande eleitorado precisa perceber uma atuação coerente dos nossos vereadores. Precisamos de um forte bloco parlamentar de esquerda e de alianças que sustentem efetivamente uma oposição propositiva ao governo Municipal. Nossa atuação parlamentar deve estar em sintonia com a opinião pública democrática e com os interesses sociais que representamos! Nossa luta deve comportar uma atuação coerente e digna do PT no parlamento e frente ao município.
Uma nova relação com os movimentos sociais é fundamental. É preciso enraizar o partido nos movimentos e dialogar com suas direções. E para isto é necessário que o partido erga bem alto a bandeira dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras de Tucuruí.
Uma nova relação com a juventude é fundamental. A vitalidade de um partido pode ser medida pela força de sua juventude. E um partido jovem tem tudo a ver com o reencantamento com a política e o resgate da utopia socialista.
Não há socialismo sem feminismo. Nosso compromisso com a luta das mulheres deve ser assumido como convicção e prática cotidiana. A luta pela igualdade em todas as dimensões exige o combate ao racismo. O enfrentamento das opressões diversas, a conquista da liberdade de opção sexual, integra nossa concepção de socialismo e democracia.
Aprendi que a ética, democracia e socialismo, são palavras que fazem sentido para o PT. São instrumentos de defesa do nosso partido e de afirmação de uma bandeira histórica do PT. A direita tucuruiense, ciosa dos seus privilégios e sempre corrupta, arvorou-se em defensora de uma ética que nunca defendeu e, muito menos, praticou. Essa bandeira é nossa e está na nossa origem. A direita não vencerá! É papel do novo presidente do PT assumir o compromisso ético do Partido dos trabalhadores.
Frente a tantas tarefas, precisamos de um partido organizado, democrático, consciente, com posições definidas sobre as principais questões em disputa na luta política municipal. É preciso reconstruir nossos laços com a imensa base de filiados, revalorizar a militância. Sem clientelismos, sem controles. Com democracia, formação política plural, participação em núcleos.
Nosso partido tem uma história ligada com as grandes lutas do povo tucuruiense. Peço seu apoio para ser o presidente do PT que faça jus a essa grande história.

0 comentários: