Debate com os candidatos ao PT nacional em Belém reúne mil pessoas

sábado, 17 de outubro de 2009


Os candidatos ao PT nacional participaram em Belém de um debate sobre o PED-2009. O evento foi realizado no Hangar Centro de Convenções, e reuniu cerca de 1 mil militantes entre lideranças das tendências do PT do interior do estado, parlamentares,Secretários de estado, lideranças do movimento popular e juventude e vários coletivos que, historicamente, compõem a formação do Partido dos Trabalhadores.

Os temas destacados do debate entre os candidatos e a militância foram a política de alianças do PT e as eleições 2010.

Alianças


As divergências visíveis nesse sentido refletem a democracia exercida no interior do PT como uma característica histórica da formação polít ica de lideranças .
"Nós não estamos convencidos de que pra sermos vitoriosos em 2010 temos que firmar alianças com PMDB. Temos é que retomar o sentido da política do PT nas suas bases sindicalistas, afinado com as experiências de esquerda da América Latina contra o capital e pelo socialismo" afirmou Serge Goulart, que usa como slogan de campanha "Virar a a esquerda e reatar com o socialismo".

E por sua vez Dutra se manifesta: " Esse PED tem que refletir no interior do partido e pra sociedade brasileira uma abertura de canais de participação popular, da militância, da juventude e demais setores que fortalecem e fazem diferença na construção do Partido dos Trababalhadores, e que vão em 2010 levar a presidência da República uma mulher a governar pela primeira vez na história desse país. E pra isso, vamos ter que discutir sim, enfrentar sim as possibilidades de sem ter Lula nas urnas, alianças com PMDB. E estamos que estar preparados pra esse debate,e o PED pode amadurecer essa questão".

Rumo a 2010

A candidatura da companheira Dilma à presidência da República pelo PT foi o ponto de convergência do debate. Não só os candidatos manifestavam essa energia política, mas sobretudo a militância que respondia, quando esse tema era colocado reiteradas vezes:

"Em 2010, vamos ter uma batalha política contra a burguesia desse país. Temos as plenas condições de mobilizar o povo brasileiro novamente no campo da esquerda, travar um grande debate ideológico com participação dos movimentos sociais e levar à presidência uma mulher com capacidade política de direção, como já demonstrou sua trajetória", enfatizou Iryni Lopes.

" O PED é um início da promoção de um amplo debate, democrático sobre questões internas que devam caminhar pra ser aprofundadas, porque em 2010, temos uma meta geral de eleger a Ministra, companheira Dilma a um pleito histórico", disse Magela.

" Temos claros alguns debates, como a reforma agrária que tem que ser enfrentados na história desse partido e desse país, as questões aqui no Pará relativas à terra e à política de alianças etc. Mas, no interior desse conjunto de debates, temos lá na frente que entender o PED como um passo para fortalecer o debate sobre as eleições 2010", finalizou Sokol.

Recado de Cardozo

O debate com os candidatos é o início de uma rodada de encontros das candidaturas à direção com a militância. E no Pará, no campo da DS, esses temas em destaque estão colocados, a partir da candidatura de Cardozo que deixa no debate seu recado ao Pará:

" O PED é vai eleger a direção que vai conduzir o processo de eleição 2010, e tem a tarefa de coesionar esse partido à meta mais ampla de colocar novamente nosso projeto contra as elites conserv adoras desse país, eleger a Ministra Dilma à presidência , e a companheira Ana Júlia novamente governadora do Pará. O PED vai deslanchar um movimento interno para fora, vai ser o momento em que devemos chegar junto do nosso militante e dizer : venha construir o partido do socialismo, fortalecer nossa democracia.

Esse processo tem que resgatar a emoção e a razão que fazem parte da história desse partido,a ética como elemento dessa construção partidária e a afinidade ideológica que é o diferencial da nossa militância. Esse momento temos que chegar junto do nosso militante e dizer também:companheiro, companheira, não dá pra ter dúvidas, temos que impor aos neoliberais uma derrota histórica", finalizou José Eduardo Cardozo, nosso candidato da "Mensagem ao Partido" .


Keyla Negrão

0 comentários: