Encontro de Formação da DS reúne 250 pessoas de 49 municípios

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A Democracia Socialista, coordenação – Pará, organiza um Seminário de formação para a militância em Belém. A Abertura do evento foi dia 15 de outubro, quinta-feira e participaram companheiros e companheiras de 49 municípios paraenses. Os candidatos ao PT Estadual, João Batista, e Belém, Suely Oliveira, participaram da mesa de abertura dos trabalhos, além de companheiros de governo, a governadora Ana Júlia Carepa, Cláudio Puty, Edilson Moura e o vereador Marquinho do PT.
O seminário visa fazer um debate sobre a organização do PT, a partir da candidatura da chapa “Mensagem ao Partido” que agrega vários coletivos do PT e, hoje, o maior grupo da esquerda petista, a Democracia Socialista. E este encontro serve para dar a largada de uma campanha da “Mensagem ao Partido” ao PED no Estado do Pará. “Vamos nos organizar para esses processos do PED em todos os municípios, e desejar que seja um momento de acúmulo de forças organizativas aos desafios de 2010”, disse o companheiro, candidato à reeleição Estadual, João batista.
E esse debate político do PED vai servir também para fazer um balanço das experiências, que foram acumuladas no Governo da companheira Ana Júlia, companheira da DS. “ O PED deve ser um espaço de articulação política , para fortalecer o debate de idéias sobre a missão do Partido dos Trabalhadores, mas também para reanimar a militância para as alianças com movimentos sociais, para avançar no nosso projeto de reeleger a companheira Ana Jùlia”, destacou o vereador Marquinho do PT.
O encontro reuniu nomes da DS de vários municípios paraenses, um esforço de mobilização de várias lideranças nos municípios, no sentido de expandir o debate político sobre a presença da DS no debate de políticas-macro, que se colocam na agenda do Brasil e do Pará, como ressalta O companheiro Cláudio Puty: “O PED é um encontro para estudar, para nos fortalecer, a partir de um debate da grande política, do projeto que une as esquerdas na América Latina, que alimentam o sonho de Che, o sonho socialista, que passa pela continuidade do projeto do PT, do companheiro Lula, da candidatura da Ministra Dilma, e reeleição da companheira Ana Júlia aqui no Pará, significando para a Amazônia e para o Pará um avanço de um novo modelo de desenvolvimento”.
Edilson Moura, na mesma linha, destacou que “ escrever nesse processo o projeto da sociedade que sonhamos passa pelo compromisso que temos com a continuidade dessa gestão, desse governo, e o PED é um momento da disputa politizada, de debates com a militância que garantam esse sonho”. No campo do debate em Belém, a companheira Suely enfatizou que “o PED é o momento do PT fazer um balanço das conquistas, das dificuldades, dos futuros desafios que vão levar a vitórias e transformações sociais que aqueles que passaram anos governando o Pará não tiveram coragem nem interesse de implementar. Quem alimenta o sonho de uma sociedade feliz não se curva a esses projetos que só destruíram nosso estado”, finaliza Suely.
No encerramento, a companheira Ana Júlia, governadora do Pará, que prestigiou a mesa e toda militância que veio de vários municípios, fez uma breve prestação de contas, destacando vários projetos sociais nas áreas de segurança, saúde pública, educação, ciência e tecnologia, infra-estrutura, políticas para o campo e economia rural. E deixou uma mensagem muito positiva sobre a perspectiva do processo que é alavancado pelo PED: “O Partido dos Trabalhadores tem sido nossa casa e uma trincheira dos trabalhadores nesse país contra a pobreza e as desigualdades sociais. Nossa formação sempre foi crítica, mas temos que nos alegrar com os avanços de um governo de um presidente que já marcou seu nome na história, a partir de um projeto de maior aceitação na história política desse país. E nó s, aqui no Pará, temos muitos desafios ainda, mas fizemos o que eles ( PSDB) não fizeram em 12 anos, com investimentos em projetos que beneficiam o povo mais carente da nossa Região” .
O Seminário continua durante o dia, e encerra a programação com o debate aos candidatos ao PT Nacional no Hangar, Centro de Convenções do Pará.

0 comentários: