DASAC - Nonato

terça-feira, 3 de novembro de 2009


Nonato Gonçalves, bacharel em direito, nascido em Salvaterra, em 1966, na região do Marajó, começou sua atuação politica no movimento estudantil no final da década de 80, na Universidade Federal do Para, onde foi vice-presidente do Centro Acadêmico de Meteorologia. Em 1988, aprovado no concurso de papiloscopista, passou a atuar no movimento de servidores da Policia Civil, onde participou da funda9ao da Associa9ao dos Papiloscopistas do Estado do Para. Em 1992, ajudou a fundar o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Para - Sindpol. No governo do povo, em Belém, foi delegado do Orçamento Participativo e conselheiro da cidade. Já em 1999, participou do Movimento S.O.S em defesa do projeto de macro drenagem da Bacia do Una. Em 2000, atuou no Movimento de Economia Solidaria, em Belém, na condição de agente de negócios do Banco do Povo, destacando-se como membro e fundador do Fórum Paraense e Brasileiro de Economia Solidaria. Em 2001, coordenou o Cursinho Popular da Sacramenta, com abrangência no Distrito do Dasac. Em 2002, participou da conquista do combativo Centro Comunitário São Benedito - CCSB, no bairro do Barreiro. No ano de 2004, participou da conquista do mandato democrático e popular do companheiro Edilson Moura. Atualmente, no governo popular da companheira Ana Julia, como diretor do Instituto de Identificação do Estado do Para, atua no movimento de segurança publica. Além de sua trajetória de luta, vale destacar algumas conquistas importantes obtidas pelo companheiro Nonato:
- Na economia solidaria organizou empreendedores populares;
- Na macrodrenagem da Bacia do Una garantiu a inclusão de varias ruas e lutou pelo direito as indenizações e remanejamento de varias famílias dos bairros do entorno; -No movimento sindical garantiu conquistas salariais e elevação da categoria de papiloscopista de 10 grau para nível superior;
- A frente do Cursinho Popular, propiciou a inser9ao de alunos carentes na Universidade;
- Servidor público estadual concursado e filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1987.
Por sua historia de luta nos movimentos populares e sociais 0 companheiro Nonato esta credenciado a concorrer, como Presidente do Diretório Distrital do PT no Dasac, reafirmando a tese da Mensagem ao Partido, como elemento balizador de sua ação militante.